sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Poder do Perdão

Amar é jamais ter que pedir perdão
do filme Love Story,1970

Por que,para algumas pessoas, é tão difícil pedir perdão?
Relacionamentos nos quais existe,amor,afinidade,atração,enfim,que poderiam ser muito bem sucedidos,se perdem ao longo das mágoas, que podem chegar devagarinho,mas tem uma força destrutiva avassaladora...
Amor e hostilidade podem caminhar juntos? Creio que a hostilidade põe fim ao amor.
Ter a humildade de pedir perdão é um gesto de sensibilidade ,uma ação salvadora do amor.
Humildade vem do latim humus(terra),homo(homo sapiens)e humanidade,fala de nossa ligação essencial com a terra,conclama nosso senso de realidade(estar com os pés no chão),diz respeito à ecologia humana,portanto,não significa fraqueza,nem subserviência,ao contrário, trata-se de uma importante virtude.
Ter a humildade ,primeiramente,quanto a dar-se conta que determinado comportamento gerou dor emocional ao parceiro,e,em seguida,ser capaz de reconhecer o erro,arrepender-se e pedir perdão. Esta conduta,tão transformadora,pode significar a preservação e o fortalecimento do amor nos relacionamentos.
Ouço relatos, no consultório, que dizem respeito a relacionamentos de muitos anos(muitos anos,mesmo!)nos quais um dos parceiros declara jamais ter recebido um pedido de desculpas do outro. Decerto,aqui estou me referindo aos casos nos quais as hostilidades aconteciam com intensidade e frequência significativas.
Difícil imaginar com é possível isso acontecer. Em anos de relacionamento um dos parceiros acreditar que, em nenhum momento, deveria pedir perdão ao outro,que seu comportamento jamais tenha ferido,magoado ...Nenhuma palavra foi ríspida,nenhum momento de insensibilidade quanto ao sentimento do outro,nenhum olhar agressivo,nenhuma repreensão injusta,nenhuma crítica destrutiva...
Agressão não diz respeito, apenas, a ataques físicos,mas,atitudes revestidas de sarcasmo e ironia, em relação ao parceiro,por exemplo, são agressões tão ou mais emocionalmente dolorosas.
Vamos falar sobre a diferença entre remorso e arrependimento.
Remorso é sentir que agimos mal, que não deveríamos ter dito ou feito algo que terminou por gerar o fracasso em alguma situação do passado.
Arrependimento é mudança quanto à percepção sobre uma situação ou fato,é decisão de agir de modo diferente,em síntese, é mudança interior,gerando mudança exterior.
Enquanto remorso é emoção arrependimento é decisão, isto é, não é necessário sentir é uma escolha é decidir fazer diferente.É decidir proteger,preservar a relação a partir de um ação simples,lúcida,verdadeiramente amorosa.
O perdão é poderoso,transformador,acredite!





Nenhum comentário:

Postar um comentário